SenseLatam - Saúde, Sustentabilidade e Responsabilidade Social

O Congresso Latino Americano de Ciências Sensoriais e do Consumidor – SenseLatam em sua segunda edição online trouxe como tema principal Saúde, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Neste sentido, algumas palestras abordaram aspectos interessantes sobre o perfil do consumidor latino. Palestras expuseram o perfil do consumidor latino de acordo com a quantidade de desperdício de alimentos (reaproveitadores, gerador de resíduos alimentares, os que buscam caprichos, os impulsionados pelo preço e os eco-friendly). Discutiu-se também sobre o perfil do latino em relação à alimentação com a cultura do “melhor sobrar do que faltar”, que acaba influenciando no desperdício de alimento, consequentemente na sustentabilidade e que, de maneira geral o latino prioriza outras questões como falta de água, contaminação do ar, escassez de recursos naturais à frente de desperdício de alimentos e falta de segurança e higiene alimentar. Foram abordadas questões de que se devem ter políticas públicas que incentivem a consciência sobre desperdiço alimentar desde a primeira infância, sobre utilizar mais a análise sensorial para verificação da qualidade dos alimentos e alguns cases interessantes como o aplicativo Too good to go usado em mais de 17 países e o Food to save no Brasil que vendem Sacolas surpresas com até 70% de desconto com alimentos que seriam descartados em restaurantes, todos esses aspectos com intuito de reduzir desperdício de alimentos.

Em relação a metodologias, algumas abordagens com ferramentas de Neurociência, para entender reações não-conscientes dos consumidores. Como por exemplo, em um trabalho que trata da medição de emoções, por Codificação Facial, em crianças e adolescentes para entender experiências alimentares.

Outra abordagem interessante foi o uso de redes sociais para realização de pesquisas de alguns tipos tais como: exploratórias, algo mais de tendências, netnografia e comunity management (mais usado de maneira corporativa). A Pesquisa com uso de rede social pode ser somente através do texto publicado, somente da imagem ou texto mais imagem. Análise de texto em redes sociais tem seus desafios, tais como mistura de idiomas no mesmo texto, emojis, palavras distintas que descrevem a mesma coisa (regionalismos), tem que se verificar as legislações de cada país, por vezes submeter os estudos a comitês de ética, não publicar nada que possa identificar o consumidor.

Foi ponderado sobre entender a dinâmica entre a pessoa física e o “eu digital” que é uma parte do “eu físico”: até que ponto o que é postado em rede social representa o comportamento habitual do consumidor ou é alguma construção de uma pessoa que o usuário quer transmitir.

Por último, trago aqui mais um ponto interessante do congresso que foi a palestra da Sara Jaeger, Plant and Food Research, Nueva Zelanda. Em sua palestra, Sara expôs um cenário histórico e trouxe reflexões sobre oportunidades e desafios para a área da Ciência Sensorial e do Consumidor no futuro. Uma das reflexões trazidas na palestra foi que temos hoje definição do que é a Ciência Sensorial, mas não temos definição do que é a Ciência do Consumidor. Outra abordagem interessante foi sobre lançar mão da Interdisciplinaridade para entendimento do consumidor como um todo (exemplo uso combinado de Pesquisa quantitativa com qualitativa) e a importância da multidisciplinaridade (psicologia, MKT, por exemplo) para alavancar a ciência sensorial como um todo. Esses dois últimos pontos são largamente aplicados pela Perception há muitos anos. Sara trouxe ainda reflexões sobre o uso de amostras de conveniência (uso de alunos universitários em estudos), ressaltou a importância de termos amostras realmente representativas e ponderou sobre o uso da internet como facilitadora deste aspecto. E ainda pontuou que a Inteligência artificial será importante no futuro, mas que é importante estimular a habilidade de pensamento computacional já na academia para que possamos desenvolver novas áreas na ciência sensorial computacional.

Ainda sobre o congresso, nos debruçaremos sobre os trabalhos publicados para extrair o que teve interessante e trazer nos próximos webinars da Perception.


Iara BRAUNA

Sensory Analysis & Marketing Research

Iara é Engenheira de Alimentos, formada na Unicamp e trabalha com pesquisa sensorial há mais de 10 anos.