No fim de julho de 2020 foi noticiado que a empresa de cosméticos Natura estaria fazendo um comercial de Dia dos Pais com Thammy Miranda. Esta informação foi depois corrigida; na verdade, o ator transexual foi sim contratado pela empresa, mas como embaixador nas redes sociais. Mas foi o suficiente para que a polêmica se instalasse, sobre se um transexual deveria ou não estrelar uma campanha desse tipo.
A Engaje e a Perception decidiram investigar, com coleta da Offerwise, a real dimensão da rejeição ou aprovação sobre o tema entre a população e fizemos, no dia 30 de julho, uma pesquisa sobre o assunto *.
Sete entre 10 consumidores são a favor de um transexual, como Thammy Miranda, estrelar um comercial de Dia dos Pais: 71% se dizem a favor e 29% contra. As mulheres são bem mais favoráveis que os homens: 78% delas apoiam a iniciativa, contra 62% deles (quase 40% de rejeição no sexo masculino). A região mais conservadora neste aspecto é a Nordeste, onde 36% se dizem contra o comercial e apenas 64% a favor. Nas demais regiões, a aceitação fica pouco acima dos 70% em todas elas e a rejeição, portanto, abaixo dos 30%.
Mas as maiores diferenças de opinião aparecem entre os grupos de idade – quanto mais velhos, maior a rejeição à ideia, que é de apenas 20% entre os mais jovens e chega a 40% entre os mais velhos. Se 80% dos jovens entre 18 e 24 anos apoiam a iniciativa, este número cai para 71% na faixa de 25 a 34 e para 63% nas idades entre 35 e 44 anos, número semelhante aos 60% encontrados junto aos que têm entre 45 e 55 anos.
A grande maioria dos brasileiros já tem uma atitude favorável aos trans, o que é uma boa notícia. Entretanto, ainda vemos uma persistente parcela conservadora da população, correspondente, como confirmam também outras pesquisas de opinião e políticas, a cerca de pouco menos de 1/3 dos brasileiros; esta fatia é barulhenta, como vemos pela repercussão da rejeição das pautas progressistas nas redes sociais, e grande o suficiente para impulsionar movimentos políticos e sociais conservadores. Entretanto, a julgar pelo tema específico que investigamos aqui, a sociedade tenderá a tornar-se mais tolerante, ao menos à causa LGBTQIA+, à medida que as novas gerações forem prevalecendo sobre os mais velhos.
∗ Pesquisa realizada pela Perception e Engaje, com campo Offerwise, em 30 de agosto de 2020, com brasileiros de todas as regiões e ambos os sexos, idade entre 18 e 55 anos, classes ABCDE e todos os níveis de escolaridade. Foram completadas 1011 entrevistas com uma pergunta aplicada online. Margem de erro de 3,1% a 95% de confiança.
“Recentemente falou-se que a Natura estaria fazendo um comercial de Dia dos Pais com Thammy Miranda, que tem um filho. Thammy Miranda fez a transição de gênero: era mulher e se tornou um homem transexual. Você é contra ou a favor de uma campanha de Dia dos Pais estrelar um homem transexual como Thammy Miranda?”
1. Contra
2. A favor