Como a Pesquisa de Mercado está lidando com a LGPD.

Consumidores de todo o mundo estão cada vez mais preocupados com a segurança de seus dados, e os legisladores estão atentos a isto.

Por outro lado, profissionais de pesquisa analisam milhões de informações que geram insights preciosos na tomada de decisão de indústrias e empresas de serviços e, por isso, a ABEP e a ESOMAR lançaram juntas diretrizes sobre a Lei de proteção de dados – LGPD - para Profissionais de Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia, com o objetivo, de compartilhar as orientações gerais que regem o uso dos dados pessoais e sensíveis dos respondentes de pesquisa. (+ Informações: www.abep.org/codigos-e-guias-da-abep).

A Perception tem investido pesadamente em programas de qualidade, treinamentos e capacitações de equipes, a exemplo das Normas ISO 20.252 e 9.001, que usamos, e a incorporação dos princípios da LGPD a todos os processos e certificações a que nos submetemos. Essas ações são coordenadas por um comitê, liderado pelo DPO (Data Protection Officer), o guardião dos dados, e formado por representantes de áreas onde dados sensíveis são coletados e/ou tratados.

Além disso, a área de TI, adota políticas de cibersegurança, termo que engloba toda a proteção de sistemas de computadores contra roubo, inclusive de dados eletrônicos, garantindo a anonimização dos participantes e impedindo a sua identificação. Somando-se a “Governança da Organização” que exige trocas sistemáticas de senhas, criptografia de “dados em repouso”, inspeções de segurança realizadas anualmente e treinamentos em segurança na rede. Além disso, regras rígidas no uso de bases de dados e listagem têm sido implantadas, sempre em consonância com o objetivo final de proteção das informações particulares.

Mais do que garantir a proteção dos dados, nós temos buscado garantir a privacidade de milhões de pessoas, suas opiniões, desejos e escolhas, com mais clareza e transparência sobre as práticas e formas de utilização de seus dados. Assim uma nova cultura de privacidade e proteção da pessoa está em crescente aumento e empresas como a nossa trabalham para ajudar na conscientização da sociedade acerca da importância de seus dados pessoais e os reflexos em direitos fundamentais como a liberdade e a privacidade.

Cientes dessa evolução continua, a Perception mantém-se em constante busca por aprimorar seus sistemas e ferramentas para garantir tanto às empresas como aos participantes de pesquisa um ambiente seguro e promotor de ferramentas de decisões assertivas.

Heliara Nascimento

Farmacêutica Bioquímica e Bióloga com graduação e pós graduação pela USP com experiência na implantação e atuação como auditora em diversas normas da Qualidade entre elas : ISO 9001, ISO 17025, ISO 14001 , ISO 20252 .