Trouxemos esse post pois notamos que ainda há uma certa confusão no uso dessas duas ferramentas ou o pensamento que uma ou a outra vai trazer todas as respostas que se deseja para determinado produto.
O Painel treinado é uma ferramenta que entregará respostas técnicas, ou seja, respostas nas quais a opinião pessoal não deve interferir. Essas respostas podem vir através dos testes descritivos (aqueles nos quais as pessoas são selecionadas e altamente treinadas para descreverem e quantificarem precisamente atributos) ou dos testes discriminativos (aqueles que dizem se os produtos são iguais ou diferentes ou também estimam – mas não precisam - o grau da diferença entre produtos).
Já um teste de produto com consumidor, aborda aspectos “afetivos”, nos quais a percepção, opinião, contexto cultural são fundamentais na avaliação do produto. Os atributos podem ser tecnicamente equivalentes aos do painel, mas os consumidores podem perceber de forma diferente.
Por exemplo, uma fragrância avaliada com painel treinado pode comprovar claramente a durabilidade de 8, 9, 10, 12 horas, mas... essa fragrância que dura muito é bem aceita pelos consumidores? Eles gostam? Comprariam? E até mesmo, percebem a mesma durabilidade atestada pelo painel?
Ou seja...
Avaliação sensorial com Painel treinado e Teste de produto com consumidor não são ferramentas excludentes, mas sim que se complementam.