O Congresso Pangborn aconteceu em 09 à 12/08 de 2021. Traremos aqui um apanhado geral sobre o congresso.
O seu tema principal foi sustentabilidade. Foi explorado como a análise sensorial pode ser usada como suporte para estudos de sustentabilidade das empresas – como por exemplo estudos que mostraram o uso da análise sensorial para validar novas moléculas para substituir componentes proibidos em fragrâncias. Questões sociais também foram abordadas, como testes com populações menos favorecidas, violência, migração, diversidade de gênero e deficiência. Entender as necessidades dos consumidores, segmentados em diversos públicos, pode ajudar na inclusão ao possibilitar que as empresas os atendam melhor com seus produtos.
Uma das apresentações tratou do desenvolvimento de uma cadeira de rodas baseada em estudos de emoções. Neste estudo, foram coletadas respostas emocionais em relação às cadeiras de rodas existentes. Os resultados desta avaliação foram utilizados como ponto de partida para um novo design e foi criado um protótipo funcional. Em um segundo momento, o impacto emocional do novo design foi avaliado. Verificou-se que, com respeito ao impacto emocional, este novo design se diferenciava de forma positiva dos modelos existentes.
O congresso também abordou a questão da interdisciplinaridade com marketing, com as ciências sociais, psicofísica, engenharia mecânica e outras disciplinas. Também houve blocos de palestras dedicados a outras categorias que não alimentos. Inclusive com um dos blocos de palestras nomeado Beyond Food - Sensory Learning from other Categories que foi dedicado a análise sensorial realizada em outras categorias.
A Perception trabalha há muitos anos com outras categorias que não alimentos. Sempre usando os fundamentos da análise sensorial como referencial, mas realizando avaliações nas mais diversas categorias de produtos, tais como higiene e beleza, perfumaria, limpeza doméstica. A abertura do simpósio para outras categorias mostra um crescimento e amadurecimento da comunidade sensorial em refletir o que o mercado já vem, há tempos, solicitando.