Os painéis online concorrem com as empresas de pesquisa pelos mesmos clientes? Sim, em muitos casos. Pior, em muitos casos também, não fica transparente que o seu fornecedor e parceiro é seu concorrente também.
Creio que está na hora de separar o joio do trigo. Não é aceitável trabalhar com empresas que são, ao mesmo tempo, meus fornecedores e concorrentes. Estou revelando para meu fornecedor segredos concorrenciais que potencialmente serão usados contra mim! São planejamentos, amostras, questionários, técnicas de gerenciamento de projetos (e até parte da minha estrutura de custos) e muito conhecimento que acabamos passando para empresas que, depois, os usarão para concorrer pelos nossos clientes.
O curioso é que muitos painéis acham isso normal. Talvez por serem, muitos deles, outsiders do mercado de pesquisa, não compreendem a lógica e a ética que governam nossa atividade. Não vejo empresas de campo ou processamento predando os clientes dos seus clientes.
Por isso, a partir de hoje, além de deixarmos de trabalhar com qualquer fornecedor que potencialmente concorra conosco (quer seja através da empresa que nos presta serviço ou outra do mesmo grupo), estamos muito atentos a concorrentes disfarçados de parceiros.
Recomendo a meus colegas que façam o mesmo: não devemos alimentar o cordeiro que amanhã se revelará o lobo que tentará nos abocanhar.