A importância de garantir
dados de qualidade

“Como garantir a qualidade em todo o processo de coleta da pesquisa e confiar nos dados coletados?” Essas perguntas são muito comuns quando estamos em clientes, ou até mesmo quando conversamos com amigos.

Há sim muitas histórias de fraude e manipulação de dados em pesquisa. Mas então, como garantir que isso não ocorra?

É muito importante que essas dúvidas sejam sanadas para que os dados coletados sejam usados com confiança para a estratégia de negócio dos clientes. É de fato, um desafio que merece toda atenção!

Os processos de qualidade não devem ser encarados sob uma ótica de burocratização, mas sim como uma forma de garantir que o material coletado seja de fato a opinião dos consumidores de uma marca ou serviço: os resultados devem possuir todo o potencial que se propõe, sendo a base de estratégias e insights nas empresas.

Incorporar uma rotina de processos e práticas para garantir excelência e qualidade na coleta.

Como pesquisadores, investigamos tudo... cada detalhe dentro dos processos de pesquisa não fica sem uma dupla checagem ou verificação.

Proximidade durante a coleta: não ficamos apenas atrás do computador, nós acompanhamos o dia a dia da pesquisa, acompanhamos o campo, estamos presentes.

Verificação dos entrevistados: ligamos para conferir suas informações de perfil e garantir que a amostra reflita o target desenhado para pesquisa.

Verificação das entrevistas: escutamos as entrevistas conduzidas, garantindo que o questionário foi aplicado corretamente de acordo com o planejamento e estrutura.

Somos obsessivos. Não baixamos a guarda!

No final, o objetivo é sempre entregar um material de qualidade, que seja confiável e auxilie a atingir os objetivos dos nossos clientes.

Estela BRUNHARA

Gerente de Projetos

Gerente de projetos. Atua na área de pesquisa de mercado há 10 anos, e está na Perception há 3 anos. Graduada em Ciências Sociais pela UNIFESP, com foco em Sociologia.