Vamos inovar no processo de inovação?
Hoje muito se fala sobre Design Thinking, um conjunto de métodos e processos criado pelo designer americano David Kelley, e que vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas no processo de inovação, em todos os campos de negócios.
É um método prático-criativo de solução de problemas ou questões, que propõe uma nova forma de olhar o problema, pensando “fora da caixa”, de uma maneira mais empática, colaborativa e sempre colocando as pessoas no centro do desenvolvimento, estimulando as equipes a se planejarem de acordo com as necessidades de seus consumidores e clientes.
O processo do Design Thinking consiste basicamente de algumas etapas:
- Imersão: aproximação e melhor entendimento do problema;
- Análise e Síntese: organização, análise e síntese dos dados coletados na imersão;
- Ideação: fase do bainstorming, com geração de grande volume de ideias e sem nenhum julgamento;
- Prototipagem: etapa em que as ideias se transformam em material físico (protótipos);
- Testes: hora de compartilhar os protótipos com os usuários e obter feedbacks.
E como podemos relacionar o Design Thinking com a Pesquisas de Consumidores? Pensando que ambos têm o consumidor como foco principal, as Pesquisas Qualitativas podem e devem ser usadas durante o processo do DT, seja nas etapas...
...iniciais do processo: a pesquisa quali ajuda no entendimento e definição do problema. Através dela é possível investigar o contexto do problema, como as pessoas se relacionam e se comportam com ele, quais suas necessidades e desejos. A abordagem qualitativa visa criar um ambiente empático, capaz de fazer as pessoas se sentirem únicas e revelarem suas percepções mais profundas. Assim ela é capaz de trazer insights essenciais nestas etapas iniciais, e até mesmo problemas e cenários totalmente diferentes do que inicialmente havia se pensado.
...até as finais do processo: nas fases de teste dos protótipos, o contato direto com os consumidores diante da abordagem qualitativa também pode funcionar como uma metodologia rápida e bastante interativa para descoberta de possíveis oportunidades de melhoria. Observar e interagir com os consumidores durante os testes através dessa abordagem traz feedbacks instantâneos e vindos através dos olhos dos próprios usuários.
Sendo assim as Pesquisas Qualitativas proporcionam insights rápidos e densos, além dos custos mais acessíveis. Como exemplos, as entrevistas em profundidade, etnográficas e os Discussões em Grupo podem servir como poderosas ferramentas para trazer diferencial neste processo de inovação, com grande potencial para obtenção de resultados mais assertivos e consequentemente mais próximos às necessidades do consumidor. Vamos inovar também neste processo de inovação?