EFEITO DA MARCA NA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES...

Efeito da Marca na Percepção dos Consumidores sobre Qualidade de Produtos

Comparação de Resultados de Painel Sensorial com Teste de Produto com Consumidores
RESUMO:

Ainda que objetivamente tenha desempenho sensorial muito melhor que a Marca 3 e que a Marca 2, a Marca 1 é percebida de maneira similar ou até inferior a essas duas marcas no teste branded com consumidores.

Em uma avaliação com marca, o fato serem conhecidas e de maior reputação em relação à Marca 1, acaba favorecendo as Marcas 3 e 2 e as ajuda a superarem a superioridade técnica que a Marca 1 tem em relação a elas.

Neste tipo de avaliação, como já sabemos e neste trabalho confirmamos, a marca exerce influência sensível sobre a percepção de qualidade do produto.

DESCRIÇÃO E RESULTADOS:

Este estudo teve como objetivo comparar os resultados de uma avaliação técnica – feita por painelistas treinadas –, com os resultados de um teste de produtos com consumidores. O objetivo era constatar (ou não) o efeito da marca na percepção dos consumidores sobre a qualidade de biscoitos de morango.

Foram avaliados 05 biscoitos recheados sabor morango, sendo escolhidas deliberadamente duas marcas mais reconhecidas (Marca 2 e Marca 3), uma marca intermediária (Marca 4) e duas pouco reconhecidas (Marca 1 e Marca 5). Este critério foi baseado no conhecimento e consumo de cada uma das marcas.

Para a obtenção do perfil sensorial, foi utilizada metodologia de análise sensorial descritiva (ASD) quantitativa, com 10 respostas de um painel treinado e validado para avaliação de biscoitos recheados. Utilizou-se escala hedônica não estruturada. A avaliação foi feita em triplicata.

Os mesmos 5 produtos foram avaliados por 61 consumidores, em teste monádico sequencial com marca, em central location. Os biscoitos foram apresentados rodiziados e na forma branded aos consumidores e, deste modo, os resultados das avaliações visaram o entendimento da influência da marca na percepção de qualidade dos produtos testados.

Na avaliação técnica, feita pelas avaliadoras treinadas do nosso painel, a Marca 1 é indiscutivelmente o biscoito de melhor desempenho. Destacou-se positivamente na avaliação de 17 (77%) dos 22 atributos chave e apresentou performance intermediária nos outros 5 (23%). Marca 2 e Marca 3, por sua vez, têm avaliação bastante mediana e visivelmente inferior à Marca 1: Marca 2 se destacou positivamente na avaliação de 2 (9,1%) atributos chave, apresentou performance intermediária em 14 (63,7%) e inferior em 6 (27,3%) dos 22 atributos chave. Marca 3 apresentou performance intermediária em 10 (45,5%) e performance inferior em 12 (54,5%) dos 22 atributos chave. As marcas 4 e 5 tiveram desempenho mediano.

Entretanto, na avaliação com os consumidores, verifica-se que a Marca 1 (pouco conhecida) e as Marcas 3 e 2 (as mais conhecidas e reconhecidas), têm resultados equivalentes, sobretudo para atributos de aceitação de aparência aroma e sabor. Na avaliação global e em alguns atributos sensoriais, tais como em crocância, cheiro artificial e intensidade do sabor morango, a Marca 1 tem desempenho inferior à Marca 3 ou à Marca 2.

Acreditamos que, em uma avaliação do tipo blind (teste cego), o produto da Marca 1 teria apresentado resultados superiores aos outros dois, seguindo o observado no painel sensorial.

Confirmamos, portanto que nem sempre um produto tecnicamente superior será o preferido pelos consumidores. No nosso estudo, o efeito da marca na percepção de qualidade pelos consumidores foi suficiente para compensar produtos tecnicamente inferiores em termos sensoriais.

--> Clique no link para ter acesso ao Poster na íntegra

Aguardem, em breve publicaremos um resumo dos aprendizados do congresso Eurosense 2018.