Efeito da Marca na Percepção dos Consumidores sobre Qualidade de Produtos
Comparação de Resultados de Painel Sensorial com Teste de Produto com Consumidores
RESUMO:
Ainda que objetivamente tenha desempenho sensorial muito melhor que a Marca 3 e que a Marca 2, a Marca 1 é percebida de maneira similar ou até inferior a essas duas marcas no teste branded com consumidores.
Em uma avaliação com marca, o fato serem conhecidas e de maior reputação em relação à Marca 1, acaba favorecendo as Marcas 3 e 2 e as ajuda a superarem a superioridade técnica que a Marca 1 tem em relação a elas.
Neste tipo de avaliação, como já sabemos e neste trabalho confirmamos, a marca exerce influência sensível sobre a percepção de qualidade do produto.
DESCRIÇÃO E RESULTADOS:
Este estudo teve como objetivo comparar os resultados de uma avaliação técnica – feita por painelistas treinadas –, com os resultados de um teste de produtos com consumidores. O objetivo era constatar (ou não) o efeito da marca na percepção dos consumidores sobre a qualidade de biscoitos de morango.
Foram avaliados 05 biscoitos recheados sabor morango, sendo escolhidas deliberadamente duas marcas mais reconhecidas (Marca 2 e Marca 3), uma marca intermediária (Marca 4) e duas pouco reconhecidas (Marca 1 e Marca 5). Este critério foi baseado no conhecimento e consumo de cada uma das marcas.
Para a obtenção do perfil sensorial, foi utilizada metodologia de análise sensorial descritiva (ASD) quantitativa, com 10 respostas de um painel treinado e validado para avaliação de biscoitos recheados. Utilizou-se escala hedônica não estruturada. A avaliação foi feita em triplicata.
Os mesmos 5 produtos foram avaliados por 61 consumidores, em teste monádico sequencial com marca, em central location. Os biscoitos foram apresentados rodiziados e na forma branded aos consumidores e, deste modo, os resultados das avaliações visaram o entendimento da influência da marca na percepção de qualidade dos produtos testados.
Na avaliação técnica, feita pelas avaliadoras treinadas do nosso painel, a Marca 1 é indiscutivelmente o biscoito de melhor desempenho. Destacou-se positivamente na avaliação de 17 (77%) dos 22 atributos chave e apresentou performance intermediária nos outros 5 (23%). Marca 2 e Marca 3, por sua vez, têm avaliação bastante mediana e visivelmente inferior à Marca 1: Marca 2 se destacou positivamente na avaliação de 2 (9,1%) atributos chave, apresentou performance intermediária em 14 (63,7%) e inferior em 6 (27,3%) dos 22 atributos chave. Marca 3 apresentou performance intermediária em 10 (45,5%) e performance inferior em 12 (54,5%) dos 22 atributos chave. As marcas 4 e 5 tiveram desempenho mediano.
Entretanto, na avaliação com os consumidores, verifica-se que a Marca 1 (pouco conhecida) e as Marcas 3 e 2 (as mais conhecidas e reconhecidas), têm resultados equivalentes, sobretudo para atributos de aceitação de aparência aroma e sabor. Na avaliação global e em alguns atributos sensoriais, tais como em crocância, cheiro artificial e intensidade do sabor morango, a Marca 1 tem desempenho inferior à Marca 3 ou à Marca 2.
Acreditamos que, em uma avaliação do tipo blind (teste cego), o produto da Marca 1 teria apresentado resultados superiores aos outros dois, seguindo o observado no painel sensorial.
Confirmamos, portanto que nem sempre um produto tecnicamente superior será o preferido pelos consumidores. No nosso estudo, o efeito da marca na percepção de qualidade pelos consumidores foi suficiente para compensar produtos tecnicamente inferiores em termos sensoriais.