A Quali para nós parte de uma postura que enxerga e valoriza a complexidade e riqueza dos indivíduos pesquisados. Isso significa ter sempre em mente que as pessoas são combinações ilimitadas de afetos, paixões, sentimentos e percepções a respeito do mundo e que tudo isso precisa estar contemplado nos nossos planejamentos e na análise que fazemos das informações.
À primeira vista as metodologias Qualitativas podem ser confundidas com uma conversa casual, mas esse “papo informal e pouco estruturado” requer especialização para observar, perguntar e ouvir de forma precisa. Há método e técnica nisso. Ao conduzir esta conversa o nosso pesquisador qualitativo já compreendeu o desafio do cliente e tem a missão de saber ouvir o consumidor e criar uma situação amistosa para que ele consiga falar o que pensa. Ao mesmo tempo, cria hipóteses e explora e interpreta a linguagem não-verbal dos respondentes. Ele está focado no consumidor, mas o tempo todo construindo conhecimento.
A Quali tem como foco central conciliar toda a flexibilidade e sensibilidade dessa abordagem com um olhar relevante e objetivo para o negócio do cliente.
Soluções Quali:
Qualitativa customizada com as técnicas consagradas em pesquisa qualitativa: discussões em grupo, entrevistas em profundidade, visitas na casa do consumidor, entre outras. Com o uso de ferramentas especializadas, que vão além do relato verbal dos consumidores, tais como: técnicas projetivas, análise semiótica (estudo dos signos), análise semântica (ferramentas vindas da linguística que nos permitem investigar as falas dos entrevistados).
Etnográficas aplicadas à pesquisa de mercado: observações participantes e diretas na realidade do público-alvo: indo à sua casa, acompanhando o seu dia a dia, compartilhando seu lazer, suas refeições etc. de forma a obter uma compreensão direta de um determinado público e sua relação com uma categoria, produto, hábito, estilo de vida.
Pesquisa Qualitativa online com Bulletin Boards (Fóruns).
Discussões em Grupo Online.