Vamos falar sobre Quali?

A Quali para nós parte de uma postura que enxerga e valoriza a complexidade e riqueza dos indivíduos pesquisados. Isso significa ter sempre em mente que as pessoas são combinações ilimitadas de afetos, paixões, sentimentos e percepções a respeito do mundo e que tudo isso precisa estar contemplado nos nossos planejamentos e na análise que fazemos das informações.

À primeira vista as metodologias Qualitativas podem ser confundidas com uma conversa casual, mas esse “papo informal e pouco estruturado” requer especialização para observar, perguntar e ouvir de forma precisa. Há método e técnica nisso. Ao conduzir esta conversa o nosso pesquisador qualitativo já compreendeu o desafio do cliente e tem a missão de saber ouvir o consumidor e criar uma situação amistosa para que ele consiga falar o que pensa. Ao mesmo tempo, cria hipóteses e explora e interpreta a linguagem não-verbal dos respondentes. Ele está focado no consumidor, mas o tempo todo construindo conhecimento.

A Quali tem como foco central conciliar toda a flexibilidade e sensibilidade dessa abordagem com um olhar relevante e objetivo para o negócio do cliente.
Soluções Quali:

Qualitativa customizada com as técnicas consagradas em pesquisa qualitativa: discussões em grupo, entrevistas em profundidade, visitas na casa do consumidor, entre outras. Com o uso de ferramentas especializadas, que vão além do relato verbal dos consumidores, tais como: técnicas projetivas, análise semiótica (estudo dos signos), análise semântica (ferramentas vindas da linguística que nos permitem investigar as falas dos entrevistados).

Etnográficas aplicadas à pesquisa de mercado: observações participantes e diretas na realidade do público-alvo: indo à sua casa, acompanhando o seu dia a dia, compartilhando seu lazer, suas refeições etc. de forma a obter uma compreensão direta de um determinado público e sua relação com uma categoria, produto, hábito, estilo de vida.

Pesquisa Qualitativa online com Bulletin Boards (Fóruns).

Discussões em Grupo Online.

Camila TONI

Estudos Qualitativos

Camila Toni, psicóloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP; Há 25 anos trabalha com Pesquisa de mercado, tanto do lado da indústria, como em institutos de pesquisa nacionais e internacionais. Hoje, é diretora de Pesquisa da ALS Perception e especialista em pesquisa qualitativa.