Sustentabilidade: qual o significado para o consumidor e o papel das marcas...

O que o consumidor brasileiro entende por sustentabilidade? O quanto ele está preocupado com a questão? Quais comportamentos sustentáveis ele tem no seu dia-a-dia?

Procurando responder a essas perguntas e entender melhor o que pensa e faz o consumidor brasileiro quando o assunto é Sustentabilidade, a Perception, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e a Brazil Panels, realizou uma pesquisa de amplitude nacional em agosto de 2019.

Nota-se que sustentabilidade é um tema que muito preocupa os consumidores - 74% deles concordam que estão preocupados ou extremamente preocupados com a questão - porém o tema está muito vinculado à reciclagem e à redução de desperdício.

Segundo o estudo, entre vários conceitos que poderiam ser associados à sustentabilidade pelos consumidores, “Reciclagem de lixo e descarte apropriado de materiais” e “Economizar água e evitar desperdícios” aparecem no topo da lista, seguidos por “Cuidado com a natureza” e “Reduzir o consumo de plástico”.

No entanto, há um gap entre as preocupações dos consumidores e seus comportamentos: apesar de declararem que estão preocupados com o assunto, somente 47% se consideram bastante ou extremamente sustentáveis. Esse comportamento pode ser entendido quando se olha em mais detalhes algumas de suas atitudes e opiniões, por exemplo:
- 87% acreditam que separar o lixo para reciclagem em casa é importante para uma rotina sustentável, porém somente 67% de fato separam o lixo;
- 86% acreditam que levar itens para descarte especial, como óleo usado, pilhas, lâmpadas, eletrônicos e eletrodomésticos, é importante, porém somente 63% de fato realizam a tarefa.

Esse distanciamento entre discurso e prática pode ser observado em diversos temas constantes em suas rotinas, desde aqueles com impactos mais tangíveis (como “Utilizar ecobags”) a aqueles com impactos mais complexos (como “Buscar reduzir o consumo de carnes/ derivados de animais por causa do desmatamento e gases do efeito estufa”).

E o que esse distanciamento entre discurso e atitude significa para as marcas e seus fabricantes? Significa oportunidade: a indústria pode ter um papel fundamental ajudando os consumidores a fecharem esse gap, oferecendo soluções que façam com que o consumidor consiga alinhar seu discurso à prática.

Por exemplo, somente citando alguns itens observados no estudo, oferecendo produtos com embalagens recicláveis, já que 78% dos consumidores acreditam ser importante consumir produtos de cuidados pessoais, cosméticos e perfumaria com essa característica para uma vida sustentável, mas somente 65% têm o hábito de comprar; ou desenvolvendo produtos com matéria prima de origem sustentável, importante para 77% dos consumidores, mas que somente 59% têm o hábito de consumir.

Ajudando os consumidores a colocar seu discurso na prática, acreditamos que marcas e empresas que oferecem opções sustentáveis, facilmente identificáveis, compreensíveis e que não demandem grande quebra de rotina podem ter o retorno de seus investimentos pago em reputação – entre marcas equivalentes, ser sustentável pode fazer a diferença, desde que, obviamente, o preço e o desempenho sejam comparáveis.

E, mesmo que ainda exista um desconhecimento e distanciamento dos consumidores em relação à sustentabilidade, a melhor forma de garantir o sucesso de uma marca no longo prazo é através de uma parceria com o consumidor na busca por um mundo melhor, que ficará de herança para futuras gerações.

Daniela EISENBRAUN

Diretora Comercial

Administradora de Empresas, trabalhou em grandes empresas de diversos setores, como Unilever, HSBC e Nielsen, tanto em Marketing quanto Pesquisa de Mercado.