O que o consumidor brasileiro entende por sustentabilidade? O quanto ele está preocupado com a questão? Quais comportamentos sustentáveis ele tem no seu dia-a-dia?
Procurando responder a essas perguntas e entender melhor o que pensa e faz o consumidor brasileiro quando o assunto é Sustentabilidade, a Perception, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e a Brazil Panels, realizou uma pesquisa de amplitude nacional em agosto de 2019.
Nota-se que sustentabilidade é um tema que muito preocupa os consumidores - 74% deles concordam que estão preocupados ou extremamente preocupados com a questão - porém o tema está muito vinculado à reciclagem e à redução de desperdício.
Segundo o estudo, entre vários conceitos que poderiam ser associados à sustentabilidade pelos consumidores, “Reciclagem de lixo e descarte apropriado de materiais” e “Economizar água e evitar desperdícios” aparecem no topo da lista, seguidos por “Cuidado com a natureza” e “Reduzir o consumo de plástico”.
No entanto, há um gap entre as preocupações dos consumidores e seus comportamentos: apesar de declararem que estão preocupados com o assunto, somente 47% se consideram bastante ou extremamente sustentáveis. Esse comportamento pode ser entendido quando se olha em mais detalhes algumas de suas atitudes e opiniões, por exemplo:
- 87% acreditam que separar o lixo para reciclagem em casa é importante para uma rotina sustentável, porém somente 67% de fato separam o lixo;
- 86% acreditam que levar itens para descarte especial, como óleo usado, pilhas, lâmpadas, eletrônicos e eletrodomésticos, é importante, porém somente 63% de fato realizam a tarefa.
Esse distanciamento entre discurso e prática pode ser observado em diversos temas constantes em suas rotinas, desde aqueles com impactos mais tangíveis (como “Utilizar ecobags”) a aqueles com impactos mais complexos (como “Buscar reduzir o consumo de carnes/ derivados de animais por causa do desmatamento e gases do efeito estufa”).
E o que esse distanciamento entre discurso e atitude significa para as marcas e seus fabricantes? Significa oportunidade: a indústria pode ter um papel fundamental ajudando os consumidores a fecharem esse gap, oferecendo soluções que façam com que o consumidor consiga alinhar seu discurso à prática.
Por exemplo, somente citando alguns itens observados no estudo, oferecendo produtos com embalagens recicláveis, já que 78% dos consumidores acreditam ser importante consumir produtos de cuidados pessoais, cosméticos e perfumaria com essa característica para uma vida sustentável, mas somente 65% têm o hábito de comprar; ou desenvolvendo produtos com matéria prima de origem sustentável, importante para 77% dos consumidores, mas que somente 59% têm o hábito de consumir.
Ajudando os consumidores a colocar seu discurso na prática, acreditamos que marcas e empresas que oferecem opções sustentáveis, facilmente identificáveis, compreensíveis e que não demandem grande quebra de rotina podem ter o retorno de seus investimentos pago em reputação – entre marcas equivalentes, ser sustentável pode fazer a diferença, desde que, obviamente, o preço e o desempenho sejam comparáveis.
E, mesmo que ainda exista um desconhecimento e distanciamento dos consumidores em relação à sustentabilidade, a melhor forma de garantir o sucesso de uma marca no longo prazo é através de uma parceria com o consumidor na busca por um mundo melhor, que ficará de herança para futuras gerações.