Um painel sensorial composto por especialistas treinados avalia com objetividade e alta precisão a intensidade e adequação de atributos sensoriais de produtos (análise sensorial descritiva). Neste caso não se buscam percepções e opiniões dos avaliadores sobre os produtos, mas sim uma medição objetiva feita com protocolos bem estabelecidos.
Por outro lado, com o consumidor a riqueza de uma avaliação sensorial está justamente no seu caráter subjetivo. São as suas percepções, sentimentos, expectativas e opiniões que buscamos.
Para aproveitar o ponto de vista do consumidor e tornar mais eficiente a sua forma de avaliar sensorialmente produtos temos juntado o melhor do sensorial com o melhor da qualitativa: usamos as ferramentas da análise sensorial descritiva em uma abordagem qualitativa de pesquisa com consumidores.
O primeiro passo está em trabalharmos com o/a heavy user da categoria, um consumidor bastante envolvido, que certamente está mais atento às características sensoriais dos produtos e tem bastante clareza do que valoriza para a categoria. Esse consumidor não é um especialista treinado, mas tem repertório para fazer uma avaliação bastante sensível.
Usamos a técnica de discussão em grupo com estes consumidores, conduzidas em dupla por uma moderadora qualitativa e uma especialista em painéis sensoriais. Cada uma tem o olhar treinado para obter o máximo na avaliação dos consumidores em sua área: método, capacidade descritiva e sensações e sentimentos reunidos.
Nestes grupos, em um primeiro momento, identificamos e enumeramos os atributos sensoriais relevantes para a categoria e qual a melhor forma de expressá-los. Em seguida, para os atributos levantados, o grupo estabelece níveis de intensidade para compreender onde se localizam os produtos/amostras testadas e estabelecer pontos ideais.
Com essa metodologia é possível mapear a categoria do ponto de vista sensorial; obter a linguagem usada para definir os atributos e suas intensidades; entender onde os produtos se localizam nas escalas para cada atributo (o produto do cliente vs. concorrência, por exemplo); identificar oportunidades de melhoria dos produtos ou protótipos testados; observar gaps sensoriais da categoria e oportunidades de inovação.