Avaliação sensorial de produtos para cabelo

Aqui na Perception temos diversos protocolos para avaliação sensorial, das mais diversas categorias. Obviamente sempre utilizamos as metodologias de análise sensorial, sejam elas descritivas ou discriminativas como base e utilizamos a criatividade para atingir as respostas solicitadas pelos nossos clientes.

Um desses protocolos interessantes que temos é o de avaliação de produtos para cabelo. Nos baseamos na norma ASTM E 2082 Standard Guide for Descriptive Analysis of Shampoo Performance e, em paralelo, desenvolvemos protocolos de avaliação para outros produtos como Condicionador, Leave ins, cremes de tratamento, cremes para pentear, etc.

Nos últimos anos, temos visto um movimento grande do mercado para produtos específicos para cabelos cacheados e crespos, que está muito em linha com o atendimento das necessidades dos consumidores que vem numa crescente busca de um cabelo mais natural, sem intervenção química, fazendo transição capilar para retomar e assumir suas curvaturas originais.

Seguindo este movimento de mercado e, muito embasado nas solicitações dos nossos principais clientes, buscamos um treinamento com uma cabeleireira e engenheira química especialista em cachos e crespos. Nos embasamos neste treinamento e fizemos o desenvolvimento do nosso protocolo técnico de avaliação. Nossos questionamentos e melhorias iniciaram no mundo de cachos e crespos, mas também expandimos para o mundo dos lisos e ondulados.

Mudamos e repensamos, desde a nossa anamnese capilar, antes do participante entrar no estudo até a forma de aplicar os produtos no cabelo, o modo de esfregar, a forma de desembaraçar os cabelos bem como o momento no qual o desembaraço é realizado e o tipo de pente a ser usado para cada tipo de curvatura, a secagem com os respectivos bicos e difusores de secadores apropriados para cada curvatura, repensamos também a nossa forma de avaliar o atributo cabelo solto e definição após a secagem, considerando e respeitando cada curvatura.

Vale ressaltar ainda que temos uma estrutura com lavatórios com possibilidade de variação de dureza de água, vazão, temperatura, grupo de cabeleireiros treinados para avaliações descritivas e discriminativas, banco de participantes cadastradas por curvatura, condição e dano de cabelo, temos possibilidade de fazer testes com etapa de avaliadores treinados combinada com pesquisa quantitativa ou qualitativa, enfim, temos uma estrutura robusta para atender e responder às inquietudes e perguntas que surgem em no vasto e diversificado mercado de produtos para cabelos

Iara BRAUNA

Sensory Analysis & Marketing Research

Iara é Engenheira de Alimentos, formada na Unicamp e trabalha com pesquisa sensorial há mais de 10 anos.