Painel sensorial e qualitativa combinados: uma ferramenta para criação e ajustes de produtos.

Quando P&D está trabalhando em novas fórmulas/inovações/protótipos ou ajustes de produtos que já existem ter o consumidor como cocriador pode encurtar processos e torná-los mais bem sucedidos.

Podemos para estas situações trabalhar com uma combinação de metodologias de painel sensorial e pesquisa qualitativa sensorial na qual é possível, a partir da experimentação de produtos, construir um produto ideal do ponto de vista do consumidor.

Isso nos permite identificar intensidades ou características desejadas para cada atributo de produto e compreender suas razões ou, por exemplo, identificar quais são os atributos mais importantes para o consumidor e possíveis gaps sensoriais em uma categoria.

Este trabalho é feito em duas fases. Na primeira etapa os experimentadores treinados do painel sensorial listam e estabelecem os atributos-chave para a categoria e seus diversos níveis de intensidade. Ainda, nesta primeira etapa, a equipe do painel sensorial seleciona amostras com perfis diferentes para fazerem parte de um set de amostras que será apresentado ao consumidor na etapa qualitativa.

Na quali sensorial, a partir da experimentação deste set de produtos, o consumidor identifica para cada atributo separadamente o seu ideal e as razões por que os produtos atendem ou não suas expectativas. Assim, ao final desse exercício temos mapeado como seria um produto ideal em cada atributo relevante, o que torna possível ao time trabalhar em ajustes ou variantes de produto de forma bastante assertiva.

Camila TONI

Estudos Qualitativos

Camila Toni, psicóloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP; Há 25 anos trabalha com Pesquisa de mercado, tanto do lado da indústria, como em institutos de pesquisa nacionais e internacionais. Hoje, é diretora de Pesquisa da ALS Perception e especialista em pesquisa qualitativa.