O que é, como e porque usar um painel treinado.

Trouxemos essa abordagem em nosso blog, pois em nossos atendimentos notamos que ainda há muito desconhecimento da ferramenta.

Ao contrário do que se pensa, uma análise sensorial com pessoas treinadas não é uma avaliação subjetiva. É uma avaliação objetiva, na qual as pessoas são selecionadas de acordo com a acuidade necessária para a atividade que realizarão. Posteriormente, são treinadas e validadas utilizando referências quantitativas (estímulos que representam os extremos para cada descritor/atributo) dentro do mundo para trazerem avaliações quantitativas.

Um painel sensorial treinado em metodologias descritivas clássicas pode ser usado quando se deseja conhecer os produtos em profundidade, ou seja, quais características estão presentes e em que intensidades e quando se tem o objetivo de realizar mais avaliações ao longo de determinado tempo. Os métodos clássicos de avaliação descritiva requerem avaliadores selecionados, treinados e validados para cada categoria de produto. Mas não é só isso... por serem usados como ferramentas de medida, os avaliadores precisam ter sua performance monitorada ao longo dos projetos para que possamos garantir que estejam calibrados em relação aos atributos e às suas respectivas intensidades. Para tanto, é necessário que se mantenham ativos no protocolo para o qual foram treinados e se tenha acompanhamento e feedback constante.

É um processo extenso, porém muito robusto de formação de avaliadores e, uma vez formado, o painel fica disponível para avaliação da categoria sempre que necessário. Os painéis treinados podem ser usados para avaliar perfil de produto em desenvolvimento: verificar se o que está sendo planejado para o produto está tendo o efeito esperado, comparação com benchmark, mapeamento e monitoramento de concorrência, monitoramento de qualidade entre plantas da mesma empresa que produzem o mesmo SKU.

Um painel sensorial treinado pode ser usado inclusive para sustentação de claims!!! Isso mesmo... A ASTM E1958 – 21 Standard Guide for Sensory Claim Substantiation contempla a sustentação de claims feita por painel treinado, seja ela com teste descritivo ou discriminativo. Aqui estamos falando de claims técnicos “mais macio”, “mais cremoso”, “sem cheiro em X horas”, “reduz mau odor de”, “cabelo mais brilhante”, etc

ALS Perception possui avaliadores treinados e validados para avaliação descritiva em diversas categorias de produto e, estes protocolos são abertos para o mercado e estão prontos para uso imediato. O que é um facilitador, traz muita agilidade na condução dos projetos e entrega de respostas!

Iara BRAUNA

Sensory Analysis & Marketing Research

Iara é Engenheira de Alimentos, formada na Unicamp e trabalha com pesquisa sensorial há mais de 10 anos.